Laboratórios Querem Ser Ouvidos Sobre Colonagem
O Conselho de Laboratórios Associados exige ser consultado antes do Governo assumir, junto da ONU, qualquer decisão quanto à investigação em células estaminais embrionárias, produzidas a partir das técnicas de clonagem.
Apesar de o Governo português ter recuado na sua intenção de apoiar a proposta da Costa Rica, junto da ONU, (...), de proibir todo o tipo de clonagem, o Conselho dos Laboratórios Associados (CLA), constituído pelos directores de todos os Laboratórios Associados, decidiu pôr em circulação um texto que resume a posição de todos os seus membros, relativamente a uma das mais importantes linhas de investigação médico-científica da actualidade.
A investigação em células estaminais embrionárias, produzidas a partir das técnicas de clonagem, abre caminho ao tratamento de doenças neurodegenerativas como o Parkinson ou a doença de Alzheimer. A posição na ONU, relativamente à clonagem com fins terapêuticos, continua a carecer de consenso. Ficou, no entanto acordado, (…), que a decisão deveria ser tomada individualmente, ou seja, por cada País. Da ONU sairá apenas uma declaração, sem carácter vinculativo.
Quanto à clonagem reprodutiva, cujo fim é produzir um ser idêntico a um dos progenitores como no caso da célebre ovelha Dolly, os 191 países da Organização estão de acordo que o melhor é proibir.
Por Sara Sá a 23 Nov. 2004 in Visão Online ( www.visaoonline.clix.pt )
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home