Bio/Geo City Blog

domingo, setembro 24, 2006

A seguir ao DNA vem o seu parceiro.


RNA (Ácido Ribonucleico) - A composição do RNA é muito semelhante à do DNA, contudo apresenta algumas diferenças. O RNA é um polímero de nucleótidos, geralmente em cadeia simples, formado por moléculas de dimensões muito inferiores às do DNA. O RNA é constituído por uma pentose (Ribose), por um grupo fosfato e uma base azotada que pode ser a adenina (A), guanina (G), citosina (C) e Uracilo (U). O RNA forma-se no núcleo e migra para o citoplasma. O RNA apresenta um tipo de cadeia diferente da do DNA; tem geralmente numa só cadeia simples que pode, por vezes, ser dobrada. A quantidade de RNA é variável de célula para célula e com a actividade celular.

O DNA transcreve três tipos de RNA, que se diferenciam entre si, na estrutura e função. São eles:
RNA mensageiro (RNAm): Transporta as informações do código genético do DNA para o citoplasma, ou seja, determina as sequências dos aminoácidos na construção das proteínas.
RNA transportador (RNAt): Encaminha os aminoácidos dispersos no citoplasma para o local onde ocorrerá a síntese de proteínas.
RNA ribossomal (RNAr): Faz parte da estrutura dos ribossomas (organelos citoplasmáticos) onde ocorre a síntese de proteínas.

Fonte: www.wikipedia.com


1 Comments:

  • At sexta-feira, 29 setembro, 2006, Blogger Professor José Salsa said…

    Muito bem escolhido este texto sobre o RNA. Talvez valesse a pena adaptar a terminologia, "traduzindo" os termos em português do Brasil como "ribossomo" (ribossoma) ou "organela" (organelo ou organito)...

     

Enviar um comentário

<< Home